• frcb@rosacruzdobrasil.org.br

A receita da vitória: fé, confiança e alegria...

 

O espiritualista não deve se abater diante das dificuldades. Os Mestres iluminam que todos os problemas, por mais desafiadores que sejam, sempre terminam. O tempo, por exemplo, “com suas mãos cheias de bálsamo”, sempre traz algum alívio. Vários exemplos demonstram bem essa característica infalível. Cada ser no plano material é personagem de uma história escrita anteriormente. A Lei de Causa e Efeito é bem real e os “desafios” fazem parte do Carma.

Todos os seres passam por provas, umas maiores, outras menores. Somente quem está em situação difícil é que realmente conhece a dor e a complicação daquele momento. Mas, todas essas situações fazem parte de um “grande projeto de aprendizagem”. Agora, se o neófito estiver realmente sintonizado com uma egrégora, sempre receberá uma preciosa ajuda para seguir no caminho certo da saída, rapidamente. Mesmo diante de uma grande decepção, frustação ou tristeza, o estudante não deve deixar que o coração se turve. Coração não é lixeira! O homem não deve guardar mágoas ou ressentimentos; e não deve ficar se maldizendo. A receita da vitória é a seguinte: fé, confiança e alegria.

Paulo escreveu numa carta ao povo de Filipos (Epístola aos Filipenses, 4.4-6): “Alegrai-vos... alegrai-vos!... Não vos inquieteis com nada!... Em todas as circunstâncias apresentai a DEUS as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças.” Filipos foi uma cidade importante do Império Romano, considerada uma porta de entrada da Europa, em relação aos visitantes provenientes da Ásia. Era localizada no Leste da antiga província da Macedônia, na Grécia, a 13 quilômetros do mar Egeu, no topo de uma colina, e foi palco de muitas batalhas, onde o povo sofreu muito.

O homem tem potencial e riquezas que desconhece. É uma máquina maravilhosa! Tem cinco sentidos físicos pelos quais recebe impressões do mundo externo, mas, na maioria das vezes, não sabe usar bem tais funções... Por exemplo, tem uma perfeita audição, e não consegue ouvir com atenção. A atenção auxilia muito o ser humano na busca espiritual, levando-o a entender as mensagens e as Iluminações deixadas pelos Mestres, verdadeiros roteiros e guias para vencermos todas as dificuldades e desafios.

Os símbolos que estão nas escolas iniciáticas contêm uma linguagem mágica e esotérica. E só penetraremos em seus significados e lições se estivermos sintonizados com atenção. Também precisamos eliminar os medos e buscar a formação moral para elevarmos os nossos pensamentos.

Comentários ()