Quem Somos

Apresentação da Ordem

A Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil é uma instituição templária de culto e cultura; filantrópica, fraternal e universal. Ao ser orientada segundo o “Rito Coroado”, criado pelo Mestre ROSA-CRUZ Professor Júlio Guajará Rodrigues Ferreira, tem regras disciplinares semelhantes às dos antigos monges e soldados Templários, tutelados pelo mentor Abade de Claraval.

A ROSA-CRUZ é um corpo extenso de ensinamentos esotéricos, que vêm sendo transmitidos dos Mestres aos discípulos por gerações incalculáveis. Muitos pesquisadores gostam de classificá-la como uma filosofia, outros como uma ciência. Uma terceira via junta as duas classificações. Como se afirma “a verdade é que ciência nos dá o conhecimento, mas só a filosofia pode nos dar a sabedoria.”

Muitos buscadores também defendem que este conjunto de ensinamentos foi constituído gradualmente pelos adeptos e Mestres do Ocultismo, com fragmentos de sábios de todas as raças. De acordo com o livro “Doutrinas Secretas dos Rosa-Cruzes”, de Magus Incógnito (William Walker Atkinson, 1862-1932), tais partes foram deixadas pelos Atlantes espalhados em todas direções após o grande cataclismo, que destruiu o continente.

O calendário rosacruciano tem mais de 7.000 anos. Vale também destacar que a mais antiga menção conhecida sobre a Atlântida foi feita pelo filósofo grego Platão (428-347 a.C.) em dois de seus diálogos (Timeu e Crítias). Registros dos ensinamentos ROSA-CRUZES são encontrados em várias civilizações da denominada Antiguidade. Para citar algumas:

A mesopotâmica, que se tem registros de 5.000 a.C., cuja palavra é de origem grega e significa “entre rios” (Tigre e Eufrates). Vários povos formaram essa civilização, entre eles os hebreus (que migraram para o Egito); os sumérios, que ficaram conhecidos por terem desenvolvido a escrita cuneiforme e criado grandes sistemas de irrigação e drenagem; e os babilônios, que criaram o primeiro código de leis da história.

A egípcia, que se aglutinou em torno de 3 150 a.C., com a unificação política do Alto e Baixo Egito, com o governo dos faraós.

A grega, que se formou gradualmente a partir de 2.000 a.C., sendo constituída por vários períodos, tendo como um dos seus expoentes o Mestre Pitágoras (570 – 495 a.C.).

A Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil contém uma síntese de todos os ensinamentos esotéricos.

Matriz Nacional

Rua Afonso Pena, nº 75
Tijuca - Rio de Janeiro, RJ

Fale Conosco

contato@rosacruzdobrasil.org.br Tijuca : (21) 3576-7625
Olaria : (21) 2564-7121

Copyright (c) 2019 - GW3