Aspectos relativos aos signos ascendentes

Aspectos do Signo Ascendente

Ao darmos os primeiros passos no interesse pela astrologia, visualizamos apenas o signo solar e suas “pseudo características”. Ignoramos completamente a grandiosidade e a gama de possibilidades complexas, existentes nesta ciência, tais como: as casas mundanas, o posicionamento dos planetas com suas particularidades dentro de cada signo, seus aspectos e, principalmente, o signo ascendente, que é de suma importância num horóscopo, além de outros assuntos.

O ascendente é o signo em elevação que surge no ângulo (horizonte) leste, no nascimento, na primeira respiração terrestre, que é o verdadeiro batismo celeste. Este signo mostra a “roupagem” que o homem utilizará na nova jornada no plano físico, como vai se mostrar e como vai se expressar.

Representa e revela o corpo físico que o homem terá, de acordo com a natureza do signo ali colocado, alterando-se apenas por aspectos planetários existentes. Por exemplo: Júpiter no ascendente alonga o corpo físico, sendo extremamente benéfico. Saturno restringe, podendo revelar um corpo menor e com algum problema. Mas não é apenas isso. Aspectos de violência podem ser mostrados com uma quadratura com Marte, sejam elas causadas por incidentes, acidentes ou provenientes do meio em que vive.

Os aspectos com o signo ascendente podem revelar ainda possíveis fracassos nos relacionamentos conjugais e sociedades de negócios desde que existam aspectos negativos com planetas situados na casa sete (parcerias, conjugais, negócios, relações públicas e questões legais), principalmente se este planeta for Netuno que mostra ilusões e desilusões, com infidelidades, armadilhas do destino e golpes. Se a oposição ocorrer com Urano pode mostrar-se em altos e baixos com abalos inesperados em todos os assuntos da casa situada.

Os assuntos tratados acima foram baseados numa análise intelectual das características dos planetas e os aspectos ocorridos, e também em fruto de pesquisas.

Devemos levar em conta ainda as características dos signos envolvidos, pois se for em signos comuns (gêmeos, virgem, sagitário e peixes), os efeitos podem ser fracos e de pouca durabilidade, marcando um princípio ou fim de atividade. Em signos fixos (touro, leão, escorpião e aquário) os efeitos são mais lentos, porém firmes e praticamente irredutíveis. Em signos cardeais (áries, câncer, libra e capricórnio) são fortes e avassaladores, definindo-se tudo num momento.

Não podemos esquecer também os aspectos formados com os planetas envolvidos nas diversas situações, pois um sextil pode representar uma oportunidade e uma possibilidade de equacionarem-se alguns assuntos. Um trígono revela dons e harmonia que podem, dependendo dos fatores, sobrepujar ou transformar o que parece negativo, além do que, um mapa astral deve ser lido por inteiro, para que exista um real entendimento. É sempre bom lembrar que o livre-arbítrio do homem e a real vontade dele se modificar podem transformar a natureza do indivíduo, fazendo com que problemas sejam benesses para impulsionar a existência.

Leonardo Gomes Pereira

Foto: SXC

Sobre Administrador