A importância da harmonia para o desenvolvimento espiritual

A importância da harmonia para o desenvolvimento espiritual

A harmonia é uma das mais poderosas forças que existem no Universo. Só existe vida e progresso onde reina o equilíbrio. Basta observar a natureza, que se percebe a conformidade, a sintonia entre todas as energias e vibrações.

O homem deve cultivar a harmonia interna e externamente. A harmonia interna se cultiva fazendo com que os atos estejam perfeitamente de acordo com aquilo que está na mente; já a externa, é o resultado da interna quando praticada em relação ao semelhante.

A falta de harmonia gera energia negativa e os frutos desta postura, no plano físico, por exemplo, são injustiças, crimes e guerras. No homem, são as enfermidades. Os ROSA-CRUZES sempre cultivaram a harmonia e sempre trabalharam incansavelmente para espargir esta corrente vibratória para todo o Universo.

O Instituidor da Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil, Professor Júlio Guajará Rodrigues Ferreira (1902-1944), iluminou que “harmonizar é compreender”; e que “a harmonia é tão necessária à vida como o ar que respiramos e a água que bebemos. Sem harmonia não há música; sem música não há beleza”. Este Mestre sempre incentivou os discípulos “a serem cultores da harmonia para tornarem-se artistas da vida”.

Pela doutrina Rosacruciana, o primeiro passo para a conquista da harmonia é o desenvolvimento da prática da reflexão. Pensar antes de agir. É postura fundamental para se alcançar o equilíbrio. O homem que não se conhece, não consegue ficar em harmonia com o Universo. Cada indivíduo tem o dever de refletir sobre a sua existência. A humanidade caminha para subir mais um degrau na escada evolutiva.

Na Nova Era, todas as consciências se reconhecerão interligadas. Não haverá espaço para separatividade, egoísmos, vaidades. O Divino Mestre Jesus de Nazareth também iluminou: “Vai, harmoniza-te com teu irmão e volta para colocares a oferenda no altar” (Mateus 5.23-24).

Os “buscadores” que almejam serem verdadeiramente ROSA-CRUZES devem trabalhar incansavelmente para aperfeiçoar os pensamentos. Este é o caminho da luz. Quando o estudante se harmoniza, cria em torno dele uma aura de bem-estar e alegria, e passa sentir amor, a energia que une o Universo, a energia harmônica.

O amor incondicional deve ser perseguido. Quando o homem descobrir o que é verdadeiramente esse sentimento, sem dúvida alguma, vai ficar em sintonia permanente com DEUS

OUTRAS MATÉRIAS

Matriz Nacional

Rua Afonso Pena, nº 75
Tijuca - Rio de Janeiro, RJ

Fale Conosco

contato@rosacruzdobrasil.org.br Tijuca : (21) 3576-7625
Olaria : (21) 2564-7121

Copyright (c) 2019 - GW3