Pensamentos são coisas!

Prentice Mulford (05/04/1834 – 27/05/1891)

Prentice Mulford (05/04/1834 – 27/05/1891) é um dos mestres da Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil e os seus ensinamentos formam à base desta Escola Iniciática, aberta ao público em 27 de outubro de 1930 pelo Professor Júlio Guajará Rodrigues Ferreira (1899-1944).

Prentice Mulford nasceu em Sag Harbor, uma vila, na época, de pescadores, no condado de Suffolk, no Estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Começou sua vida profissional como marinheiro e depois passou a ser cozinheiro. Ainda longe dos caracterizados meios intelectuais, passou a integrar uma comunidade de mineiros e, inclusive, participou da denominadas “corridas do ouro e do bronze” norte-americanas.

Depois de empreender viagens por diversos lugares, em 1860, ocorre uma mudança em sua vida e ele passa a escrever textos para jornais e revistas. O recém jornalista começa a transitar e integrar círculos literários. Os Estados Unidos já viviam dias de um forte materialismo, que, como consequência, projetará a nova nação no cenário mundial no século seguinte. Ao mesmo tempo deste progresso material, a sociedade da época começa a viver as angústias das “modernas posturas” egoísticas e competitivas. A falta de compaixão pelo próximo desconecta o homem com sua essência e impulsiona os indivíduos para o exterior.

Prentice Mulford sente muito esta insatisfação e passa a viver de forma reclusa, quase que em retiro, morando num barco. Mergulha numa pesquisa em busca de respostas.

Neste momento, profissionalmente ganhava muito dinheiro com textos humorísticos e resenhas do cotidiano. Recebe influência do escritor Ralph Waldo Emerson (1803-1882), criador da escola de filosofia "transcendentalista" norte- americana. Resumidamente, a obra deste filósofo é um esforço de introspecção metódica para se chegar além do "eu" superficial ao "eu" profundo, o espírito universal comum a toda a espécie humana. Para este pensador (EMERSON), entre outras definições, a sociedade é retrospectiva, ou seja, “o homem olha muito para o passado”.

Prentice Mulford percebe a IMPORTÂNCIA DA CONCENTRAÇÃO, da INTROSPECÇÃO e da NECESSIDADE DE O HOMEM VIVER O PRESENTE, projetando o seu futuro. Passa a produzir textos neste sentido, numa linguagem coloquial, didática. Nascia o Movimento Novo Pensamento, que passa a se contrapor ao materialismo.

“Pensamento são coisas” (título de um dos seus livros) é uma das frases do Mestre mais repetida em Escolas Iniciáticas mentalistas. A busca interior é a saída para entender a nossa existência neste plano e superar os obstáculos. A proposta é levar o indivíduo a se descobrir. Uma química mental.

Em 1884, em Boston, Prentice Mulford lança a sua magistral obra “Nossas Forças Mentais”, que apresenta um completo estudo, científico, fundamentado, sobre o tema. Um tratado que ensina o neófito a se conhecer e trabalhar seu potencial.

Logo no primeiro capítulo, o Mestre apresenta os mistérios do sono e que o homem não se desliga quando adormece. “A filosofia de Prentice Mulford pode, esquematicamente, ser resumida em poucas palavras: Existe um Poder Supremo, uma Suprema Sabedoria que governa o Universo e que preenche o espaço infinito e se acha em todas as coisas. O Supremo Poder é todo o átomo da montanha, do mar, do ar, dos animais, do homem. O homem pode receber esta sapiência e, assim, participar conscientemente Dele.”

Hoje em dia, com o avanço da ciência, das pesquisas, estes pioneiros ensinamentos começam a ser comprovados. Os físicos estudam o que chamam de BIOCAMPO e os ocultistas de ENERGIA VITAL. Percebe- se o campo eletromagnético presente em toda a natureza. Através do pensamento, o homem se conecta com o Universo.

A Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil é uma Escola Iniciática mentalista, que tem um método para trabalhar a transmutação dos pensamentos. Através do aperfeiçoamento do caráter, o neófito penetra mais profundamente em si mesmo. Este mergulho, com uma universalidade de conceitos, é necessário para a conexão com as correntes vibratórias mais sutis e uma expansão da consciência.

Com o pensamento certo, o homem aproveita a experiência do presente, consciente e não depende do passado, não imita um atributo positivo. ELE VIVE NA VIRTUDE. Uma comunhão silenciosa com o Poder Supremo.

Prentice Mulford passou para os outros planos em 27 de maio de 1891, dormindo em seu barco, com um semblante tranquilo.

OUTRAS MATÉRIAS

Matriz Nacional

Rua Afonso Pena, nº 75
Tijuca - Rio de Janeiro, RJ

Fale Conosco

contato@rosacruzdobrasil.org.br Tijuca : (21) 3576-7625
Olaria : (21) 2564-7121

Copyright (c) 2019 - GW3